ENTENDA POR QUE OS VITRAIS SÃO TÃO USADOS EM IGREJAS

ENTENDA POR QUE OS VITRAIS SÃO TÃO USADOS EM IGREJAS

A presença dos vitrais na Igreja Católica

 

Os vitrais são uma marca da arquitetura de capelas e templos religiosos há séculos.

As igrejas católicas, especialmente as mais antigas, são conhecidas por seus vitrais ornamentados e elaborados. Mas por qual motivo as igrejas possuem vitrais? No decorrer deste artigo veremos a importância dos vitrais para a história da igreja.

Vitrais de igreja

Apesar de existirem achados arquitetônicos de janelas com vidros coloridos datadas desde o século IX, os vitrais só tiveram a sua grande disceminação a partir do século X. Entre os principais motivos que fizeram os vitrais serem tão usados nas igrejas podemos destacar dois deles:

  • Transmissão da mensagem religiosa
  • A valorização da beleza dos templos góticos

 

Transmissão de mensagem religiosa

 

Você sabia que os vitrais foram de suma importância para a comunicação da Igreja Católica na Idade Média? Pois bem, os vitrais eram muito mais que só beleza.

Vitral de Igreja

Tendo isso em mente, certamente você se pegou imaginando o que tem a ver comunicação com vitrais. Na Idade Média até meados do século XV, o acesso ao conhecimento armazenados nos livros bíblicos era totalmente restrito à grupos da Igreja Católica, além da baixa quantidade de cópias destes livros, a população era em sua esmagadora maioria analfabeta. Era então, somente através das pregações dos padres que o fiel obtinha algum contato com as narrativas bíblicas. Mas como diz um velho ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Então por volta dos séculos X, XI e XII a igreja começou a colocar vitrais nas janelas de novas construções como uma forma de auxiliar a transmitir a mensagem bíblica de maneira mais natural. As imagens eram uma maneira de difundir às massas coisas que a igreja queria que elas vissem, pensassem e entendessem, como por exemplo, a morte de Cristo na cruz, sua ressurreição e os demais acontecimentos bíblicos.

Essas janelas serviram como professores teológicos, mostrando destaques das escrituras, desde os livros da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse.

 

 

A Valorização da beleza dos templos góticos

 

Uma outra importante mudança aconteceu no estilo da arquitetura no século X que fez com que a demanda por vitrais crescesse exponencialmente.Vitrais Igreja

Por algum tempo, o estilo românico era o que mais prevalecia nos templos. Sua arquitetura era pesada, o espaço era separado por paredes grossas em unidades. Do lado de fora, eles transmitiam força com suas grossas paredes de pedra e aberturas relativamente pequenas. Mas então veio a arquitetura gótica, que permitiu espaço aberto no interior (eliminando a necessidade de paredes interiores) e janelas maiores e mais largas. O vitral era um "ajuste perfeito" para as "novas" igrejas de estilo gótico. Isso não quer dizer que as igrejas românicas não poderiam ter vitrais, mas góticos se adequaram melhor a inclusão dos vitrais.

Com a construção de cada vez mais igrejas com arquitetura gótica, diversos artistas eram procurados para preencherem as amplas janelas e portas que existiam alí. As peças seriam "pintadas" para ajudar a mostrar detalhes sobre roupas, bem como gestos, expressões, etc. Em seguida, havia a difícil tarefa de colocar janelas intrincadas em molduras para que fossem feitas as instalações dessas peças, a necessidade da técnica na elaboração e instalação dos vitrais demandou dos responsáveis cada vez mais especialização ao longo dos séculos.

 

 

 

 

 

Referência:

https://www.cumberlandstainedglass.com/why-stained-glass-windows-are-omnipresent-in-churches/

Atendimento via Whatsapp